domingo, 27 de março de 2011

Imagens da Oficina de Animação



As duas oficinas correram bem. Os docentes produziram 4 animações, duas já podem ser vistas a seguir no blog. Logo postaremos as outras duas. Agora é pensar em como usar este recurso na sala de aula! 


sexta-feira, 25 de março de 2011

quinta-feira, 24 de março de 2011

Resultado Pé na Estrada, Biologia

Os alunos selecionados são Diego Venturelli e Letícia Lemes, ambos do 5º período. Os "viajantes" comprometeram-se a realizar um blog de viagem, para que nós daqui de Uberaba possamos acompanhar os acontecimentos em Belo Horizonte! Na volta, os alunos irão apresentar um seminário sobre a saída, aberto à comunidade acadêmica da UFTM.

Agora estamos na fase dos preparativos, entre malas e roteiros culturais, para quando os meninos não estiverem na Universidade! A professora Rosy muito gentilmente irá destacar do corpo discente alunos que acolherão e acompanharão nossos "meninos". Tudo indica que esta será uma atividade muito proveitosa. Aguardemos....

Oficina de Animação

No próximo dia 25 de março, realizaremos a Oficina de Animação para os docentes da UFTM envolvidos com a Prodocência. Os professores poderão participar em dois horários, pela manhã (início 9 horas) e no período da tarde (início 14 horas), na sala T11. Neste encontro os professores conhecerão a técnica stop motion para a criação de animações utilizando massa de modelar. Essa oficina pretende consolidar a UFTM como espaço de referência nessa modalidade de ensino, como vimos no vídeo produzido no ano passado por um aluno da matemático na Semana Acadêmica (e que pode ser visualizado aqui). Auspicioso....

Pé na Estrada I

A Biologia será a primeira a enviar alunos para vivenciar outros espaços institucionais. Nesta primeira versão, será a UFMG que irá receber nossos alunos. Em conjunto com o Departamento de Botânica, na figura da Professora Dra. Rosy Mary dos Santos Isaias, planejamos um roteiro de uma semana em que os alunos vivenciarão a sala de aula, participarão das atividades de campo e de dos trabalhos de laboratório.  A visita ocorrerá entre 4 e 8 de abril. Os alunos selecionados são Diego Venturelli e Letícia Lemes, ambos do 5º período. Os "viajantes" comprometeram-se a realizar um blog de viagem, para que nós daqui de Uberaba possamos acompanhar os acontecimentos em Belo Horizonte! Na volta, os alunos irão apresentar um seminário sobre a saída, aberto à comunidade acadêmica da UFTM.

Agora estamos na fase dos preparativos, entre malas e roteiros culturais, para quando os meninos não estiverem na Universidade! A professora Rosy muito gentilmente irá destacar do corpo discente alunos que acolherão e acompanharão nossos "meninos". Tudo indica que esta será uma atividade muito proveitosa. Aguardemos....

Oficina de BLOG

Demos início em fevereiro às atividades do Prodocência! Logo de partida tivemos uma oficina de produção de blogs, para os docentes. Na oficina, os professores trabalharam blogs que poderão depois servir de espaço virtual para o diálogo com os discentes. A idéia é que os docentes fiquem à vontade com esta ferramenta de maneira que os blogs possam vir a compor o repertório de práticas da sala de aula. Assim todos ganhamos!

Um aperitivo para o que foi preparado pelos professores pode ser visto nos blogs das professoras Sandra (História) e Váldina (Matemática). A Sandra criou um blog para servir de suporte para a disciplina eletiva que trabalhará este semestre, Raízes da Modernidade. Já a professora Váldina pensou em um espaço no qual ela pudesse compartilhar os trabalhos produzidos por ela e por seus alunos nos muitos cursos e disciplinas que ministra, daí  surgiu o Atividade Matemática.

Prestigiem! Aos poucos vamos postar todos os endereços dos blogs criados e alimentados pelo grupo da Prodocência!