Animação

Animação Stop Motion Realizada  no dia 30 de novembro de 2013 na cidade de Delta Minas Gerais para profissionais de educação.Ministrado pelas professoras Formadoras do RENAFOR/UFTM Amália Maria M .C Idaló, Maria Isaltina Santana e apoio do professor Ney Antonio Idaló.






------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Oficina de Animação, realizada no dia 30 de Setembro de 2013 em São Sebastião do Pontal - Ministrado pela professora Maria Isaltina Santana





Vejam as Animações:







Módulo I de Animação foi realizado no dia 06 de Julho de 2013 - Ministrado pela professora Thaiane Abrascio Porfírio.

Vejam as animações :

 - RENAFOR 2013

OFICINA DE STOP MOTION
MEMÓRIAS
Carmen Lúcia Ferreira

Dia 06 de Julho do ano de 2013 ocorreu o módulo de animação no Centro Educacional, através do projeto RENAFOR – Rede Nacional de Formação Continuada.  O curso foi ministrado pela professora Thaiane Abrascio Porfírio com duração de 4 horas. Tiveram presentes 23 alunos entre professores da Educação Básica, como professores formadores do grupo RENAFOR/2013.
A professora Thaiane iniciou sua fala nos chamando a atenção para os objetos de aprendizagem no trabalho com o Stop Motion, como por exemplo, a disponibilidade para a aplicação de uma aula utilizando esta técnica, a adequação e, sobretudo, termos em mente quais nossos objetivos quando nos propusermos aplicar esta metodologia de ensino e aprendizagem.
A aplicação desta técnica em nossa prática pedagógica e como podemos obter resultados importantes, foi outro ponto mencionado no curso. Por exemplo, verificar atitudes, valores, conceitos, procedimentos, trabalho manual, e o trabalho coletivo, pois esta é uma metodologia que exige a participação do outro para a concretização do resultado final. E o mais importante: pode ser aplicada em qualquer conteúdo.
Outro fator preponderante para se trabalhar o Stop Motion na educação é que ele proporciona a necessidade do aluno ter que realizar um roteiro, desenvolver habilidades para contar e criar histórias, como também o manuseio com máquinas fotográficas, computadores e programas de edição.

Em outro momento a ministrante explicou como interpretar e avaliar a produção dos alunos, em seguida nos mostrou passo a passo a forma para aplicar o Stop Motion:
  •  Criação de uma história
  • Roteiro
  • Story board
  •  Escolha dos objetos – o que vou trabalhar? Massinhas, fotos, pessoas, etc.
  •  Construção
  •  Fotografias.
O último momento do curso, a professora Tahane pediu que nos dividíssemos em grupo e fizéssemos passo a passo o trabalho utilizando das técnicas que havíamos aprendido para a criação de uma animação, a partir de uma história, mas que esta história tivesse uma relação com nossos conteúdos ministrados em sala de aula.
Nos dividimos em três grupos. O primeiro grupo falou sobre a SEXUALIDADE, o segundo, MEDIAÇÃO DE CONFLITOS e o terceiro, sobre a DENGUE. Foram temas bem diferentes, onde, segundo meu entendimento só veio afirmar que há uma infinidade de temas e assuntos a serem trabalhados com a animação de uma forma séria e lúdica ao mesmo tempo. Outro ponto que me chamou a atenção foi a criatividade de cada grupo utilizando materiais diferentes para compor o trabalho.
Assim, concluímos que a aplicação deste módulo contribuiu, sobremaneira, com a nossa prática pedagógica e que o projeto RENAFOR vem cumprindo seu papel de proporcionar condições e meios para que nossa formação seja sempre continuada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário